Produções de membros do DCSF (pesquisa, extensão, outros)
Última modificação: Segunda-feira, 14 de abril de 2025
Luiz Cláudio de Almeida Teodoro
PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO
1. Capacitação de egressos do sistema prisional para o mundo do trabalho
Descrição: O CEFET MG realizou em 2022 o Projeto Alvorada, em parceria como o Ministério da Justiça, que teve como objetivo promover oportunidades de inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional, como o curso (modalidade FIC) de Instalação e Manutenção de Computadores. Em 2023, por meio do edital da FAPEMIG de Extensão com Interface com a Pesquisa, foi implementado o curso de Eletricista Predial, para egressos do sistema prisional. Em 2024, está sendo realizado o curso de Introdução à Informática, com o mesmo público. Para 2025, o CEFET MG obteve sua aprovação para a execução do Projeto Alvorada 2. Desta forma, o objetivo é realizar uma pesquisa com os egressos, após os cursos disponibilizados para analisar se a formação facilitou a (re)inserção no mundo do trabalho.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
2. A violência no contexto escolar da EPT: desafios sociológicos e práticas pedagógicas na educação atual
Descrição: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a violência é definida como todo ato cometido intencionalmente, seja ele auto infligido ou cometido contra terceiros, que tenha como intuito provocar danos físicos ou psicológicos, que podem chegar a ocasionar a morte. Entre os tipos de violências estão listadas as violências físicas, psicológicas, sexual, patrimonial e moral. No entanto, dentro de uma perspectiva sociológica, o conceito de violência é atravessado por questões simbólicas e para compreendê-las é necessário contextualizá-la de acordo com a história, com o tempo, com a política e acultura de uma sociedade, segundo afirma Soares (2004, p. 131). Analisar a violência no cenário brasileiro e as formas como se manifesta no ambiente escolar, com foco na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), realizando um estudo de caso com os alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
3. Diagnóstico da política nacional de atenção integral a saúde das pessoas privadas de liberdade (PNAISP) em Minas Gerais
Descrição: Realizar um diagnóstico do cuidado a saúde prestado para a população privada de liberdade na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) ao longo de seu itinerário carcerário.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
4. A Implementação de Políticas Públicas no Sistema Prisional Mineiro: a discricionariedade dos gestores da ponta
Descrição: A proposta desta pesquisa é analisar as políticas públicas implantadas, no sistema prisional, pelo governo do estado de Minas Gerais na perspectiva de ressocialização de apenados. Propõe-se analisar a implementação das políticas públicas, a partir de entrevistas com diretores de humanização das unidades prisionais em Minas Gerais. O projeto tem por objetivos secundários: 1-identificar e analisar os impactos destas políticas; 2-identificar quais são as estratégias utilizadas pelos diretores de humanização para minimizar a falta de infraestrutura, a indisponibilidade de recursos (financeiros e humanos), o preconceito social com relação à pessoa em situação de cárcere privado, a indiferença do poder público estadual e da sociedade com relação às prisões, dentre outros. A metodologia proposta prevê a pesquisa em 10 unidades do sistema prisional em Minas Gerais, envolvendo a capital e o interior. Será utilizada pesquisa semiestruturada com os participantes. Serão ainda realizada análise documental, para complementar as informações. Como estratégia de análise dos dados coletados será utilizada a análise do discurso.
Alunos envolvidos: Graduação: (1).
5 (Re)Conhecendo Gênero: aprendizagens sobre as relações de gênero em uma Escola Estadual de Belo Horizonte
Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira os alunos de uma escola pública estadual de Belo Horizonte compreendem as relações de gênero. Essa análise será realizada por meio de um diagnóstico sobre as desigualdades de gênero e violência de gênero no ensino médio. Para tanto, serão realizados grupos focais com professores e estudantes. O diagnóstico inclui ainda uma análise do material didático utilizado na escola, bem como do material disponível na biblioteca escolar. Após o diagnóstico, será apresentado um projeto de intervenção para reduzir as desigualdades de gênero e a violência de gênero na escola, incluindo a elaboração, em conjunto com os alunos, de material didático sobre o tema.
PROJETOS DE EXTENSÃO EM ANDAMENTO
1. Formação de professores, TIC e promoção dos letramentos
Descrição: A presente proposta de extensão é fruto de uma interlocução que temos realizado com professores de Divinópolis e região para a condução de projetos de Iniciação Científica, de Iniciação Científica Júnior, de Iniciação Tecnológica e de projetos de extensão voltados para a promoção dos letramentos e da formação professores e de alunos, os quais vêm sendo realizados desde 2012. Neste contexto, temos reiteradamente sido interpelados por professores de diferentes níveis de ensino em busca de informações que possam ser-lhes úteis na promoção de uma mudança na relação do aluno com a escola e com o saber escolarizado, sobretudo por causa da repercussão positiva das avaliações formais de ensino a que o CEFET-MG tem sido submetido, como no caso do ENEM. Estando em execução desde 2014, o presente projeto obteve, na sua edição de 2020, em sua versão a distância por causa da Pandemia de COVID-19, o maior alcance, tendo atendido a centenas de professores de Divinópolis e todo o Estado de Minas Gerais, contando com a presença de pessoas de várias cidades. Assim sendo, a partir dessa edição, incorporamos ao nosso projeto a possibilidade de realização de formação a professores tanto de forma on-line (o que ocorreu em 2021 por causa das limitações impostas pela pandemia de COVID-19), quanto de forma híbrida (como ocorrido na edição de 2022). Assim, para 2025, além de dar continuidade à ampliação da formação docente para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na promoção dos diversos tipos de letramento, queremos consolidar esse já reconhecido espaço de formação continuada com a inserção de atividades que auxiliarão os docentes na inovação dos processos de promoção das aprendizagens e sua avaliação por meio do emprego das TIC, demanda apontada pelos próprios professores nas edições anteriormente realizadas..
Situação: Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
2. Projeto Alvorada, ciclo 2 – Inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares
Descrição: Promover a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares, em todas as regiões do país, por meio da execução de cursos no âmbito da formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, bem como a partir do impulsionamento e incentivo para o acesso e permanência no mercado de trabalho.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .