MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

PROJETOS DE EXTENSÃO

2016 – Atual

CEFET-MG e Cabana do Pai Tomás: conexões entre Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia

Descrição: O projeto objetiva dar continuidade às ações de extensão e popularização da ciência e tecnologia no aglomerado Cabana do Pai Tomás (em BH), iniciadas em 2014. Transformar a natureza para a prática exige sociabilidades, linguagens, formas de produção em diálogo com o meio ambiente, mediações corporais e intelectuais. Conectar saúde e ambiente envolve acionar múltiplas tecnologias, percebendo o conhecimento que emerge do trânsito de lugares, oficiais/instituídos/acadêmicos ou não. Assim, a partir das demandas da própria comunidade, os objetivos específicos são: articular as Ciências Sociais, Filosofia e Artes na conexão entre meio ambiente/saúde/tecnologia; produzir material para a Exposição AlimentTEC na Semana C&T 2016; promover rodas de conversa e sessões de cinema comentado; articular saúde/meio ambiente, a partir das endemias e parasitoses..
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Bráulio Silva Chaves – Coordenador / Fábia Barbosa Heluy Caram – Integrante / Carolina Riente de Andrade Paula – Integrante / Cláudia Gomes França – Integrante / Daniel Filipe Carvalho – Integrante / Debora Pazetto Ferreira – Integrante / Ludmila de V. M. Guimarães – Integrante / Samuel Santos Alves – Integrante / Bruna Monteiro Diniz – Integrante / Renata Gomes da Silva – Integrante / Alexsandro Ambrósio Augusto – Integrante / Roseane de Aguiar Lisboa Narciso – Integrante / Sanny Rodrigues Moreira Campos – Integrante.
Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Bolsa / Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Auxílio financeiro.

2016 – Atual

Curso de Português como língua de acolhimento para imigrantes

Descrição: A capacitação é um projeto conjunto da Secretaria de Relações Internacionais e da Diretoria de Graduação, com apoio da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do CEFET. As aulas são conduzidas por bolsistas do curso de Letras, alunos de pós-graduação em Estudos de Linguagens e  professores do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, todos acompanhados por especialistas da área de Português como Língua Estrangeira do grupo de pesquisa InforTec. OBJETIVO GERAL: – Ofertar curso de Português como Língua de Acolhimento e de Cultura Brasileira para imigrantes em situação de vulnerabilidade social. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: – possibilitar o contato do imigrante com o meio acadêmico brasileiro; – favorecer o uso da língua portuguesa para fins acadêmicos; – ampliar os conhecimentos do imigrante acerca da formação da sociedade brasileira; – preparar o imigrante para a comunicação no mundo do trabalho.