MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

PROJETOS DE EXTENSÃO

Última modificação: Quarta-feira, 19 de agosto de 2020

2020

Ciência, Tecnologia e Sociedade no combate à COVID-19: uma rede comunicação popular, acesso à informação e solidariedade

O projeto tem como objetivo unir ciência, tecnologia e sociedade para a construção de uma rede de comunicação popular, acesso à informação e solidariedade no combate à COVID-19, no Aglomerado Cabana do Pai Tomás e nas ocupações urbanas Ocupação Vila da Conquista, Ocupação Paulo Freire e Ocupação Vila Esperança, em Belo Horizonte. O Aglomerado Cabana surgiu em 1963, fica na região oeste da cidade e, a depender dos limites estabelecidos, ultrapassa 70 mil habitantes. A ocupação Paulo Freire surgiu em 2016, fica na região do Distrito Industrial do Jatobá e hoje tem mais de 450 moradores. A Ocupação Vila da Conquista surge em 2017, em iniciativa espontânea de um grupo de sujeitos da região da Ventosa e, a partir de 2018, passam a receber apoio organizativo do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas). O mesmo contexto é o da ocupação Vila Esperança, que surge em 2016, nas margens do anel rodoviário, em situação de extrema precariedade e, a partir de 2019, passa a receber apoio organizativo do movimento. As três ocupações estão vinculadas às mobilizações no espaço urbano pelo direito à moradia digna, a partir do MLB. Com histórias diferentes, os territórios – Cabana do Pai Tomás e as três ocupações – marcam a trajetória excludente da cidade, a desigualdade social, o distanciamento do Estado e dos direitos quando se trata da população pobre. Tal situação está potencializada com a pandemia do coronavírus. Buscando reduzir tais efeitos, o projeto objetiva criar uma rede de comunicação popular, com informações confiáveis e acessíveis, bem como uma rede de solidariedade para o acesso às orientações sobre renda, trabalho e direitos. A metodologia das ações de comunicação se divide em: 1- educação em saúde, com informações sanitárias de combate à COVID-19; 2- informações sobre políticas públicas, renda, direitos e serviços. Para a criação desta rede de comunicação popular, este projeto pretende utilizar da excelência tecnológica do CEFET-MG, contando com o desenvolvimento de plataformas e mecanismos digitais de disseminação da informação, como a de ação proposta pela área da Computação do CEFET-MG intitulada ?Plataforma Digital para comunicação, ciência, cidadania, acesso à informação e solidariedade em comunidades periféricas?, com a qual este projeto se articula. Este projeto também pretende atuar com ações in loco nos territórios, produzindo material impresso e garantindo atendimento à população de forma segura. Almeja-se que o projeto se constitua em um polo aglutinador de outras ações e projetos em desenvolvimento no CEFET-MG e com outras instituições parceiras, ampliando a rede voltada a minimizar os efeitos do coronavírus junto à população pobre.

2016 até o momento

CEFET-MG e Cabana do Pai Tomás: conexões entre Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia

O projeto objetiva dar continuidade às ações de extensão e popularização da ciência e tecnologia no aglomerado Cabana do Pai Tomás (em BH), iniciadas em 2014. Transformar a natureza para a prática exige sociabilidades, linguagens, formas de produção em diálogo com o meio ambiente, mediações corporais e intelectuais. Conectar saúde e ambiente envolve acionar múltiplas tecnologias, percebendo o conhecimento que emerge do trânsito de lugares, oficiais/instituídos/acadêmicos ou não. Assim, a partir das demandas da própria comunidade, os objetivos específicos são: articular as Ciências Sociais, Filosofia e Artes na conexão entre meio ambiente/saúde/tecnologia; produzir material para a Exposição AlimentTEC na Semana C&T 2016; promover rodas de conversa e sessões de cinema comentado; articular saúde/meio ambiente, a partir das endemias e parasitoses.

2016 até o momento

Curso de Português como língua de acolhimento para imigrantes

A capacitação é um projeto conjunto da Secretaria de Relações Internacionais e da Diretoria de Graduação, com apoio da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do CEFET. As aulas são conduzidas por bolsistas do curso de Letras, alunos de pós-graduação em Estudos de Linguagens e  professores do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, todos acompanhados por especialistas da área de Português como Língua Estrangeira do grupo de pesquisa InforTec. OBJETIVO GERAL: – Ofertar curso de Português como Língua de Acolhimento e de Cultura Brasileira para imigrantes em situação de vulnerabilidade social. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: – possibilitar o contato do imigrante com o meio acadêmico brasileiro; – favorecer o uso da língua portuguesa para fins acadêmicos; – ampliar os conhecimentos do imigrante acerca da formação da sociedade brasileira; – preparar o imigrante para a comunicação no mundo do trabalho.