MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Grupos de Estudos e Pesquisas

Grupos de pesquisa que contam com a participação dos professores do DCSF:

Filosofia Antiga

O grupo de Filosofia Antiga da Universidade Federal de Minas Gerais foi criado em 2007 e reúne pesquisadores, docentes e discentes, que se dedicam ao estudo de diferentes tradições, autores e períodos da história da filosofia antiga. O grupo faz parte da linha de pesquisa em Filosofia Antiga e Medieval do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG.

Para mais informações, ver link.
Página do GFA

GEPTT – Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Tecnologias

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Tecnologias (GEPTT) é um espaço interdisciplinar que se orienta pela noção crítica do trabalho como fundamento das relações sociais, entendido como atividade originária da intermediação entre o ser humano e a natureza, por meio da qual são construídas ciência, técnica e tecnologia, decorrentes das necessidades de produção e compreensão do processo produtivo. As linhas de atuação transitam pela concepção de uma educação politécnica que não separa o trabalho intelectual do manual, o conhecimento teórico das suas dimensões práticas, constituindo-se como fundamento de uma formação emancipatória e que possibilite fruir arte, saúde, ciência, técnica e tecnologia, na integralidade humana, das dimensões da corporeidade e gênero às relações com o ambiente em que se vive.

Para mais informações, ver link.
Facebook

NOSS – Núcleo de Estudos Organizacionais, Sociedade e Subjetividade

O Núcleo de Estudos Organizacionais, Sociedade e Subjetividade (NOSS) tem como objetivo articular reflexões, saberes e práticas fora do mainstream da Administração para a compreensão das dimensões e articulações da tríade sujeito, sociedade e organizações. Privilegia a transdisciplinaridade enfatizando abordagens metodológicas essencialmente qualitativas. Atualmente trabalha com os seguintes temas Clínicas do trabalho; Gestão Pública; Gênero e Diversidade; Tecnologias Sociais; Epistemologia Psicanalítica; Teoria Crítica; História de vida; Subjetividade; Poder; Relações de Trabalho. Scientia – Scientia – Grupo de Teoria e História da Ciência.

Para mais informações, ver link.
Facebook

Scientia – Grupo de Teoria e História da Ciência

Criado em 1999, o Scientia: Grupo de Teoria e História da Ciência funciona na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É composto por professores e alunos da UFMG, a maioria vinculada ao programa de Pós-Graduação em História da UFMG. O Scientia tem como objetivos principais desenvolver e estimular atividades transdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão em História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia. Temáticas variadas têm sido contempladas nas pesquisas do grupo como historiografia e teoria das ciências; história da medicina, saúde e doença; história da divulgação científica e história ambiental.

Para mais informações, ver link.
Página do Scientia