MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Corpo Docente

Ana Lúcia Barbosa Faria

Atualmente é doutoranda em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, docente do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Possui mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), Especialização em História do Brasil (1997) e Graduação em História (1979). Tem experiência na área de História do Brasil contemporânea (1930 aos dias atuais), na área de Sociologia Clássica, Sociologia da Juventude (Construção sociopolítica de Gerações) e Sociologia do Trabalho (Sociedade/Estado e Classe Trabalhadora) com ênfase em Sociologia Política.
Currículo Lattes

Bráulio Silva Chaves

É professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), no Departamento de Ciências Sociais e Filosofia. Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), possui mestrado em História (2007) e graduação em História pela mesma instituição (2003). Realizou doutorado sanduíche em Paris/França, no CERMES 3 (Centre de recherche médecine, sciences, santé, santé mentale, société). Tem experiência na área de ensino de História e Sociologia, na Divulgação e Popularização da Ciência e na pesquisa em História, com ênfase nos seguintes temas: História das Ciências da Saúde, História das Instituições Médico-científicas; História da Ciência e da Técnica.
Currículo Lattes

Carla dos Santos Mattos

Foi na Colônia de Férias no Projeto de Extensão da UFRJ na Maré, em 1986-1987, que conheceu a universidade pela primeira vez. Foi cotista no Curso Pré-Vestibular do Sindicato dos Trabalhadores da mesma Universidade. É cientista social pela UERJ. Tem Pós-Doutorado em Sociologia junto ao Na Margem – Núcleo de Pesquisas Urbanas da UFSCar, em 2015, com pesquisa vinculada ao projeto coletivo As Margens da Cidade, participante do CEPID Centro de Estudos da Metrópole – CEM (projeto CEPID/FAPESP n2013/07616-7). Atuou como professora do EGeS – Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade do Centro de Estudos Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos – CLAM. Foi bolsista da Fundação Ford no CEAB – Centro de Estudos Afro-Brasileiros da UCAM, em 2003-2005 e Relatora da I Conferência Nacional de Políticas Públicas para LGBTs, com elaboração de indicadores inseridos na plataforma DATA-SUS, em 2008. Tem publicações sobre processos de racialização, criminalidade, gênero, violência e interlocuções etnográficas e musical em favelas e periferias urbanas.
Currículo Lattes

Carolina Riente de Andrade

Professora do Cefet/MG, responsável pela disciplina de graduação Psicologia Aplicadas às Organizações. Pesquisadora do Núcleo de estudos Organizacionais, Sociedade e Subjetividade – NOSS e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Tecnologias – GEPTT. Co-tutora do Programa de Educação Tutorial – PET/ADM. Doutora em Administração na linha de pesquisa de estudos organizacionais e sociedade pelo CEPEAD, na Universidade Federal de Minas Gerais (2013); Mestre em Administração pelo CEPEAD/UFMG (2009); Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) e especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral/MG (2006). Interesse nos temas relacionados à Psicologia Organizacional; Gestão de Pessoas; Gestão Pública; Gênero; Diversidades.
Currículo Lattes

Daniel Filipe Carvalho

Professor de Sociologia no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Currículo Lattes

Fábia Barboza Heluy Caram

Possui mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1993). Atualmente é Professor Ensino Superior do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Sociologia.
Currículo Lattes

Fábio Aparecido Martins Bezerra

Licenciatura Plena em Filosofia e autorização no ensino em Sociologia e História ( UFMG- 1997) Especialização em Filosofia, Tema: Ética (2012). Mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG (2015) Professor do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS, Campus Muriaé. Membro da Subcomissão Permanente de Pessoal Docente do Campus Muriaé ( 2012 a 2016); Membro da Comissão para elaboração das Políticas de Extensão do Campus Muriaé ( 2016). Atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos em Educação, Trabalho e Tecnologia do IF Sudeste de Minas Gerais e membro fundador da Rede Tecnológica de Extensão Popular- RETEP.
Currículo Lattes

Flávio Luiz Teixeira de Sousa Boaventura

Professor e pesquisador lotado no Departamento de Ciências Sociais e Filosofia (Câmpus I) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Possui licenciatura em filosofia (1995), mestrado em filosofia (2002), doutorado em letras (2006 – com estágio PDEE realizado na Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Málaga, Espanha) e pós-doutorado em letras/estudos literários (2010). Atualmente, é pesquisador visitante no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ. Investigações de interesse: Nietzsche, modernidade e pós-modernidade na filosofia e na literatura; discurso, cultura, pensamento sociológico, ciência e tecnologia.
Currículo Lattes

Francisco Augusto Canal Freitas

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Faz doutorado em Filosofia na PUC-SP sobre as migrações contemporâneas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, arquitetura, estética e filosofia política.
Currículo Lattes

Igor Mota Morici

Possui Graduação (2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2015) em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo realizado um estágio doutoral no Institut d’Histoire de la Pensée Classique – UMR 5037 (ENS de Lyon, 2012-2013) com bolsa sanduíche concedida pelo CNPq. Foi, ao longo de sua graduação, bolsista do PET Filosofia (UFMG, 2001-2004) e, posteriormente, Professor Substituto de Filosofia na mesma universidade (UFMG, 2006-2008). Foi Professor Assistente de Filosofia Antiga na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE, 2011-2014). Atualmente é Professor do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Além disso, é sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), da Associação Latino-americana de Filosofia Antiga (ALFA) e da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR). Trabalha na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Antiga (Pré-socráticos e Aristóteles), ocupando-se dos seguintes temas em suas pesquisas: ontologia, categorias, linguagem, política, ética, velhice e psicofisiologia aristotélica.
Currículo Lattes

Luiz Cláudio de Almeida Teodoro

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e mestrado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2006). Atualmente é Professor do Centro Federal de Educação Tenoclógica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política.
Currículo Lattes

Luiz Henrique de Lacerda Abrahão

Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG, credenciado no Programa de pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET-CEFET/MG). Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia/UFMG. Doutor (2015) e mestre (2009) em Filosofia pela UFMG (“Lógica e Filosofia da Ciência”). Bacharel em Filosofia (2006) pela UFOP. Estágios internacionais de pesquisa no “Institut Wiener Kreis” (Universität Wien, Áustria) e “Center for Philosophy of Science of University of Lisbon (Universidade de Lisboa – FCUL/Portugal), com visita de curta duração ao “Zentralen Einrichtung für Wissenschaftstheorie Wissenschaftsethik” (Universität Leibniz Hannover, Alemanha). Áreas de interesse: Filosofia da Ciência; Filosofia da Tecnologia; Filosofia da Engenharia; Filosofia Hacker (hackercivismo, software livre, anonimato online e criptografia digital).
Currículo Lattes

Marcel de Almeida Freitas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) , Licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Educação da UFMG (1998) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é Pesquisador Colaborador da Universidade Federal de Minas Gerais (Faculdade de Educação/INCT em Dengue) e Professor da FEAD – Faculdade de Estudos Administrativos. Tem experiência docente e em investigações na área de Psicologia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História e Educação, tendo em vista sua formação multidisciplinar em Ciências Humanas. Menos frequentemente também atua em áreas afins, como Gestão de Pessoas (Administração de Empresas), Preservação do Patrimônio Cultural e Psicologia Jurídica e Forense (Direito).
Currículo Lattes

Milney Chasin

Doutor em História Social em 2007 pela Universidade de São Paulo com a Tese intitulada “Política, Limite e Mediania em Aristóteles”. Mestre em Filosofia Contemporânea em 1999 pela Universidade Federal de Minas Gerais com a Dissertação intitulada “O Complexo Categorial da Objetividade nos escritos Marxianos de 1843 a 1848.” Possui Graduação em Filosofia também pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988.) Atua na seguintes áreas de pesquisa: marxismo, filosofia da tecnologia, história antiga, ética e filosofia política . Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Currículo Lattes

Paulo César Lage de Oliveira

Possui graduação em Economia pela Universidade Católica de Brasília (1993), graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em História pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Filosofia pela Universidade de Brasília (2006) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Pesquisa as seguintes áreas e autores: metafísica, ética, neoplatonismo antigo e medieval, Plotino e Eckhart.
Currículo Lattes

Paulo Roberto Silva Júnior

Doutor em psicologia social, mestre em psicologia social e psicólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor no curso de psicologia da Faculdade FEAD. Professor da Academia de Polícia Militar da Polícia Militar de Minas Gerais. Professor e orientador de TCC do Curso de Pós-Graduação Intervenção Psicossocial no Contexto das Políticas Públicas do Centro Universitário UNA. Participa do Núcleo de Extensão, Ensino e Pesquisa Conexões de Saberes da UFMG. Tem experiência e interesse nos seguintes temas: juventude, juventude pobre, psicologia social, psicologia comunitária, psicologia do trabalho, trabalho e emprego, desigualdade social, favela/periferia, psicologia da educação, relações étnicoraciais, diversidade, gênero, sexualidade e direitos humanos.
Currículo Lattes

Rondnelly Diniz Leite

É bacharel em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2009); tem mestrado em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2012) e doutorado em Ciência da Religião, área de concentração: Filosofia da Religião, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como professor de filosofia na rede Estadual de ensino durante três anos, e como professor de ensino superior na Fundação Helena Antipoff, hoje UEMG – Unidade Ibirité. Atualmente, é professor no CEFET-MG, atuando na educação profissional de nível médio e na graduação. Tem experiência na área de Filosofia e Sociologia, com ênfase em Metafísica, Filosofia da Tecnologia, Filosofia da Religião, Filosofia Contemporânea, História da Filosofia e Ontologia e Fundamentos de Sociologia Política.
Currículo Lattes

Roseane de Aguiar Lisboa Narciso

Professora e pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Doutora em Ciências Sociais pela PUC Minas, linha de pesquisa: Trabalho e Cidade , mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência docente de 13 anos em Instituições de Ensino Superior como UNA, FEAD, UFMG e Faculdade SENAC. Experiência como coordenador do Núcleo de Extensão da Faculdade SENAC Minas Atuou como consultora ad hoc na FAPESB para avaliação de projetos. Autora de livros didáticos em Sociologia e Cultura e Empreendedorismo para disciplinas na modalidade EaD em instituições de ensino superior privadas. Experiência como docente na Universidade Federal de Minas Gerais, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG) com as disciplinas Sociologia, Modernidade e Contemporaneidade. Docente no curso de pós-graduação em Psicodrama do Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno, disciplinas: Sociometria e Psicodrama e o desempenho de papéis, Introdução aos Jogos Dramáticos.
Currículo Lattes

Samuel França Alves

Bacharel em Filosofia (2010), com Mestrado em Filosofia (2015 – com período sanduíche na Universidad de Buenos Aires), ambas as formações pela Universidade Federal de Minas Gerais. Particularmente interessado na trajetória do idealismo alemão, no movimento dos jovens hegelianos e na crítica desta tradição por Karl Marx. Desenvolve pesquisas nas áreas de ética e filosofia política, especialmente nos temas: estado laico; direitos coletivos, individuais e de minorias; história do antissemitismo; liberalismo versus socialismo. Tem experiência nas áreas de história geral e do Brasil, Sociologia Política e Sociologia do Trabalho.
Currículo Lattes

Vera Aguiar Cotrim

Pós-doutoranda em Filosofia e Doutora em História Econômica pela USP (2015). Possui mestrado em História Econômica (2009) e graduação em Filosofia pela mesma universidade (2003). Tem experiência na área de Filosofia e História Econômica, com ênfase na obra de Karl Marx. Desenvolveu pesquisa sobre o tema da produção capitalista da ciência, que envolve as questões do trabalho intelectual assalariado e da propriedade intelectual. Investiga hoje a crítica de Marx à economia política e à dialética hegeliana, buscando situar a obra de Marx na história da Filosofia. Investiga ainda o pensamento feminista e as teses sobre as questões de gênero e as questões raciais; além de aspectos da atual questão palestina, especialmente a relação entre apartheid social e patriarcado.
Currículo Lattes