MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Professores do CEFET-MG palestram sobre divulgação científica na UFMG

Sexta-feira, 3 de agosto de 2018
Última modificação: Sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Espaços de conhecimento, como as universidades, tem se preocupado com a democratização e popularização da ciência. Esse é o motivo de uma parceria entre CEFET-MG e UFMG, que, entre outras ações, promove a palestra “Conectar e compartilhar conhecimentos: pensando diálogos e territórios para a divulgação científica”, no dia 13 de agosto, às 18h30, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG.

A palestra, aberta ao público, será realizada pelos professores do CEFET-MG Bráulio Chaves e Cláudia França, e compõe a aula inaugural do curso de Formação Transversal em Divulgação Científica da UFMG. De acordo com os professores, o convite surgiu graças à repercussão do projeto de popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação SoFiA, aprovado pela Fapemig.

O convite partiu do atual diretor de divulgação científica da UFMG, prof. Yurij Gastelfranchi, que também integra a comissão organizadora do VIII ESOCITE -Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, que acontecerá em agosto de 2019 no CEFET-MG.

Ainda de acordo com os professores, a ideia para a aula inaugural é caracterizar o projeto SoFiA e os impactos das atividades realizadas pelo projeto, que busca democratizar o conhecimento por meio da aproximação junto a territórios como a Cabana do Pai Tomás e Aglomerado da Serra. Para isso, serão apresentadas as ações exitosas, as dificuldades, bem como os frutos da iniciativa (produções artísticas e culturais, ações com a comunidade, oficinas, cursos, prêmios recebidos, dentre outros).

Para os palestrantes, o momento é importante para demarcar que a ciência precisa ultrapassar barreiras, uma vez que o conhecimento é dinâmico e a ciência e tecnologia se constroem socialmente. “É fundamental enxergar a importância dos diálogos com múltiplos territórios historicamente relegados dessas conexões, promovendo uma aproximação real e concreta, que não hierarquiza os saberes, pelo contrário, tenta compreendê-los e integrá-los, socialmente e esteticamente”, complementam.

Serviço

“Conectar e compartilhar conhecimentos: pensando diálogos e territórios para a divulgação científica”
13 de agosto, 18h30
FACE/UFMG – Auditório 1 (Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha)

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG