MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Aberta a seleção para 6 bolsistas da graduação do CEFET-MG para integrar o PET-conecTTE

Terça-feira, 10 de outubro de 2017
Última modificação: Terça-feira, 10 de outubro de 2017

ABERTA A SELEÇÃO PARA SEIS BOLSISTAS DA GRADUAÇÃO DO CEFET-MG PARA INTEGRAR O PET-conecTTE

 O PET é um programa de educação tutorial que existe no Brasil desde 1979 (link:http://portal.mec.gov.br/pet). No CEFET-MG, temos diversos grupos PETs vinculados aos cursos de graduação (link: http://www.dirgrad.cefetmg.br/coordenacao-de-fomento/560-2/). Em 2017, pela primeira vez, será implementado um grupo interdisciplinar, com o nome conecTTE CEFET-MG – conexão interdisciplinar: trabalho, tecnologias e educação.

 O conecTTE CEFET-MG é uma proposta que objetiva fomentar o tripé – ensino, pesquisa e extensão –, unindo diversas áreas do conhecimento do CEFET-MG, por meio da relação entre o Trabalho, as Tecnologias e a Educação, tendo como polos aglutinadores as ciências sociais e as linguagens. O objetivo do grupo é se constituir em um espaço interdisciplinar que se orienta pela noção crítica do trabalho como fundamento das relações sociais, entendido como atividade originária da intermediação entre o ser humano e a natureza, por meio da qual são construídas ciência, técnica, tecnologia e linguagens, todas decorrentes das necessidades de produção e compreensão do processo produtivo, da produção e reprodução humanas. As linhas de atuação são: 1. Trabalho, Educação e Tecnologias; 2. Trabalho, Linguagens e Tecnologias; 3. Trabalho, Meio Ambiente e Tecnologias. Elas transitam pela concepção de uma educação politécnica que não separa o trabalho intelectual do manual e o conhecimento teórico das suas dimensões práticas, constituindo-se como fundamento de uma formação emancipatória.

 É por tais princípios que o grupo PET interdisciplinar conecTTE CEFET-MG objetiva ultrapassar os muros institucionais e justifica sua criação ao dinamizar o tripé no envolvimento de quatro grupamentos sociais específicos: 1. alunas e alunos dos cursos de graduação do CEFET-MG; 2. docentes da graduação do CEFET-MG; 3. populações vulneráveis de aglomerados, vilas e favelas do entorno da região Oeste de Belo Horizonte; 4. populações vulneráveis decorrentes dos fluxos migratórios nas região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

 O grupo terá 8 discentes, entre bolsistas e voluntários, com pelo menos 2 do curso de Letras.

 Outras informações:

 Sobre o PET-conecTTE-CEFET-MG: https://drive.google.com/open?id=0B1ib_Lk8AHVec3dHZnFfbDRTbHM

 Edital de seleção: https://drive.google.com/open?id=0B1ib_Lk8AHVec3AwV0QtZUJEam8

 Ficha de inscrição: https://drive.google.com/open?id=0B1ib_Lk8AHVeS1RtTkpMUE9OaGs